
Como funciona a visitação de alunos em nossas Hortas Urbanas?
A Horta de São Mateus é muito ampla, possui 10.000 metros quadrados de área cultivada com hortaliças de diferentes culturas. Os alunos inicialmente recebem informações sobre o trabalho desenvolvido por nós, a importância na questão de gerar trabalho e renda para pessoas em vulnerabilidade social, produzir alimentos orgânicos para a população local a preços acessíveis, etc.

Como funciona a visitação de alunos em nossas Hortas Urbanas?
A Horta de São Mateus é muito ampla, possui 10.000 metros quadrados de área cultivada com hortaliças de diferentes culturas. Os alunos inicialmente recebem informações sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, sua importância na questão de gerar trabalho e renda para pessoas desempregadas e/ou carentes, produzir alimentos orgânicos para a população local a preços acessíveis etc.
Depois são levados para um passeio por toda a horta. Dependendo do número de alunos, são divididos em grupos e cada grupo possui um técnico ou orientador para acompanhá-los. Nesse passeio testamos seus conhecimentos sobre a sua alimentação diária, desafiamos a identificar nos canteiros qual o alimento que ali está plantado ou qual é a hortaliça na horta que faz parte de sua dieta em casa, mostramos aos alunos como captamos a água da chuva para irrigar a horta e muito mais. Incentivamos os alunos a fazer vídeos, fotos, postar para seus amigos, pais e parentes e usar as redes sociais para divulgar sua visita a esse espaço verde e produtivo.
Após o primeiro passeio, os alunos fazem uma oficina de semeadura (plantar as sementes – em bandejas – que germinam e se transformam nas mudas de hortaliças que posteriormente usamos na horta), conhecem os insumos que usamos na implantação da horta. Mostramos as mudas e sementes das diversas culturas, os alunos aprendem a entender o que são fertilizantes biológicos ou naturais como estercos de aves e de cavalos e como a natureza processa os nutrientes desses insumos no solo e consequentemente, como são absorvidos pelas plantas. Mostramos aos alunos como são colhidos os alimentos, onde e para quem são comercializados, qual a importância de uma alimentação saudável e equilibrada na vida das pessoas (consumidores).


Se houver tempo disponível, os alunos são convidados a fazer atividades de plantio, de adubação de canteiros com substratos (sem cheiro), podem fazer pequenas colheitas, andar de carrinho de mão, trator, andar descalços na grama, fazer vídeos, danças, etc.
Temos amplo espaço para reunir os alunos, mesas, cadeiras e bancos e uma área protegida.